Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

Servidores da Receita entram em greve por dois dias contra PEC Emergencial

Sindicato da categoria diz que texto da PEC Emergencial retira verbas da Receita que podem comprometer o combate à sonegação, corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de armas e de drogas, entre outros

Escrito por: Sindifisco • Publicado em: 09/03/2021 - 15:25 • Última modificação: 09/03/2021 - 15:31 Escrito por: Sindifisco Publicado em: 09/03/2021 - 15:25 Última modificação: 09/03/2021 - 15:31

. .

Os servidores da Receita Federal entraram em greve nesta terça-feira (9) em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Nº 186, que entre outras maldades, desvincula recursos destinados ao órgão, impactando no trabalho de combate a crimes e ao atendimento da população. O Senado Federal aprovou em duas votações o texto. Para ir à sanção presidencial, a PEC precisa ser aprovada também em dois turnos pela Câmara Federal. O início da votação pelos deputados está marcado para esta quarta-feira (10).

Segundo o Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco) sem recursos haverá o fechamento de agências e delegacias em  todo o país, precarização do atendimento, da fiscalização, do controle do comércio exterior e do combate a crimes como sonegação, corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de armas e de drogas e no controle da Alfândega nas fronteiras, portos e aeroportos.

Durante a paralisação, na aduana, serão excepcionalizados cargas vivas, perecíveis, medicamentos, todos os insumos e equipamentos relacionados ao combate à pandemia. Não haverá alteração na ala de passageiros. Segundo o Sindifisco, todas as atividades serão afetadas, com graves e profundos prejuízos ao Estado e à sociedade.

O protesto, com duração de dois dias, em todos os departamentos do órgão, com direta repercussão em serviços estratégicos para a economia do país, é também um chamamento do Sindifisco para a cúpula da Receita Federal se posicionar e ver até onde vai seu comprometimento com a sobrevivência do órgão.

Os auditores-fiscais afirmam que o jabuti (tema alheio ao propósito central da PEC nº 186 )  que desvincula recursos para a administração tributária, foi um ato de agressão contra o Estado brasileiro.

Para o presidente Sindifisco, Kleber Cabral, a desvinculação de recursos ameaça não apenas a Receita Federal, que arrecada dois terços dos tributos do país, como também os Fiscos estaduais e municipais, na contramão do discurso de equilíbrio fiscal que supostamente se almejava com a PEC 186.

A máquina arrecadatória, que faz o Estado e o país funcionarem, e provém recursos para as áreas de saúde, educação, segurança, moradia, pesquisa científica etc, corre o risco de colapsar num futuro breve com essa proposição que segue agora para a Câmara dos Deputados em rito de emergência.

Em nota, o Sindifisco diz que a “mobilização não será pontual e vai continuar até que a Receita Federal seja respeitada e que as discussões em torno de tema tão sensível e impactante para o país não seja feita de forma subterrânea, como está acontecendo no Congresso, com o Legislativo desrespeitando protocolos republicanos, sem respeitar prazos, pulando comissões, “tratorando” a sociedade civil organizada, impedida de se manifestar fisicamente por causa da pandemia”.

Título: Servidores da Receita entram em greve por dois dias contra PEC Emergencial, Conteúdo: Os servidores da Receita Federal entraram em greve nesta terça-feira (9) em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Nº 186, que entre outras maldades, desvincula recursos destinados ao órgão, impactando no trabalho de combate a crimes e ao atendimento da população. O Senado Federal aprovou em duas votações o texto. Para ir à sanção presidencial, a PEC precisa ser aprovada também em dois turnos pela Câmara Federal. O início da votação pelos deputados está marcado para esta quarta-feira (10). Segundo o Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco) sem recursos haverá o fechamento de agências e delegacias em  todo o país, precarização do atendimento, da fiscalização, do controle do comércio exterior e do combate a crimes como sonegação, corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de armas e de drogas e no controle da Alfândega nas fronteiras, portos e aeroportos. Durante a paralisação, na aduana, serão excepcionalizados cargas vivas, perecíveis, medicamentos, todos os insumos e equipamentos relacionados ao combate à pandemia. Não haverá alteração na ala de passageiros. Segundo o Sindifisco, todas as atividades serão afetadas, com graves e profundos prejuízos ao Estado e à sociedade. O protesto, com duração de dois dias, em todos os departamentos do órgão, com direta repercussão em serviços estratégicos para a economia do país, é também um chamamento do Sindifisco para a cúpula da Receita Federal se posicionar e ver até onde vai seu comprometimento com a sobrevivência do órgão. Os auditores-fiscais afirmam que o jabuti (tema alheio ao propósito central da PEC nº 186 )  que desvincula recursos para a administração tributária, foi um ato de agressão contra o Estado brasileiro. Para o presidente Sindifisco, Kleber Cabral, a desvinculação de recursos ameaça não apenas a Receita Federal, que arrecada dois terços dos tributos do país, como também os Fiscos estaduais e municipais, na contramão do discurso de equilíbrio fiscal que supostamente se almejava com a PEC 186. A máquina arrecadatória, que faz o Estado e o país funcionarem, e provém recursos para as áreas de saúde, educação, segurança, moradia, pesquisa científica etc, corre o risco de colapsar num futuro breve com essa proposição que segue agora para a Câmara dos Deputados em rito de emergência. Em nota, o Sindifisco diz que a “mobilização não será pontual e vai continuar até que a Receita Federal seja respeitada e que as discussões em torno de tema tão sensível e impactante para o país não seja feita de forma subterrânea, como está acontecendo no Congresso, com o Legislativo desrespeitando protocolos republicanos, sem respeitar prazos, pulando comissões, “tratorando” a sociedade civil organizada, impedida de se manifestar fisicamente por causa da pandemia”.



Informativo CONFETAM

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.