ISP - Internacional de Serviços Públicos

20/08/2009 - 00:00

A ISP é a federação sindical internacional, sindicato global, para os/as trabalhadores/as de serviços públicos.

A ISP agrupa 635 sindicatos filiados em 156 países. Juntos, estes sindicatos representam mais de 20 milhões de trabalhadores/as de serviços públicos, que prestam serviço na administração pública, nos serviços sanitários e sociais, nos serviços municipais e das empresas de serviços públicos, como água, saneamento, energia elétrica , limpeza urbana, dentre outros.

A ISP trabalha pela defesa dos interesses dos/as trabalhadores/as do serviço público. Desde sua fundação em 1907, a ISP vem coordenando as lutas dos/as trabalhadores/as do setor público pela defesa de seus direitos, da justiça social e econômica e da qualidade e acessibilidade dos serviços públicos. A ISP é uma organização independente e representa oficialmente os/as trabalhadores/as do setor público na OIT (Organização Internacional do Trabalho) e tem status consultivo diante do ECOSOC (Conselho Econômico e Social da ONU) e status de observador diante de outras organizações como a UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) e OMC( Organização Mundial do Comércio).

A ISP trabalha em estreita colaboração com os sindicatos filiados para defender e estender os direitos dos/as trabalhadores/as, particularmente a liberdade sindical, o direito a negociação coletiva, assim como a igualdade de gênero, a equidade e a diversidade.
A sede internacional da ISP está situada em Ferney-Voltaire, próxima da fronteira franco-suiça e de Genebra. A ISP dispõe de escritórios regionais e sub-regionais nos seguintes países: Barbados, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Índia, Japão, Líbano, Malásia, Nova Zelândia, República Checa, Romênia, Rússia, Sul da África, Togo e Ucrânia.

A ISP do Brasil, com sede em São Paulo, representa os setores de: água/saneamento, energia, municipais, saúde, seguridade social, limpeza urbana. Hoje são 24 entidades filiadas.